Translate

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Percurso Pedestre das “Quedas de Água das Paredes”

Trata-se de um percurso linear de pequena rota com cerca de 7 km (ida e volta), de âmbito ecológico e paisagístico. Com início junto à ponte das Laceiras, segue o curso da Ribeira das Paredes, terminando junto às Quedas de Água (aldeia das Paredes). 
 
O percurso desenvolve-se, na sua maior parte, ao longo da Ribeira das Paredes, sendo os visitantes envolvidos pelo verde da vegetação e floresta.

Ao longo do trilho podemos encontrar uma abundante vegetação autóctone, típica da floresta mediterrânica, que se mantém ainda intacta, e de rara beleza. São espécies como o salgueiro, o amieiro, o castanheiro, o medronheiro, o loureiro; a madressilva, a urze, tojo, a murta, entre outras.

O contacto com a natureza, o ar puro, o perfume das plantas silvestres, o sussurrar melodioso da águas, é uma companhia constante ao longo do percurso, respirando-se um ambiente de tranquilidade e bem-estar.

As águas frias e límpidas da ribeira são propícias à existência de fauna piscícola, como bogas, barbos e trutas.

Podemos ainda deliciar-nos com as piscinas naturais (espécies de cachoeiras) que caem a partir da cascatas e no Verão convidam a um banho refrescante. Iremos também encontrar muitos moinhos de rodízio, já em ruína, que testemunham a intensa atividade agrícola no passado. Daí a Ribeira das Paredes ser também conhecida por Ribeira dos Moinhos. 
A caminhada termina nas Quedas de Água das Paredes, com as suas várias gargantas de água que se precipitam do cimo da serra e desaguam em pequenas lagoas, que podem servir para a prática de desportos radicais, como o canyonning.
Se não quiser ou puder fazer o percurso de uma vez só, pode dividi-lo em duas etapas: a primeira até à aldeia das Paredes e a segunda da aldeia até às Quedas de Água.
Aconselhamos vivamente este percurso, que é bastante agradável e saudável. Junte um grupo de amigos ou a família, e parta à descoberta!

 
 
Como lá chegar

Tendo como referência o centro da Vila, vá em direção à EN334-1, no sentido Mortágua-Águeda, passando pelas localidades da Gândara, Pala, Macieira e Carvalhal. Quando chegar a esta localidade, vai encontrar à sua direita uma placa com a indicação de Laceiras. Corte em direção a esta povoação. Cerca de um quilómetro mais adiante irá encontrar um pontão sobre a ribeira e logo de seguida uma placa à direita com a indicação “Paredes - Quedas de Água”. É aqui que tem início o percurso pedestre. Basta seguir o trilho e orientar-se pela sinalética informativa que está colocada ao longo do mesmo.

Sem comentários:

Enviar um comentário